segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Fotografias de David Lynch

O americano David Lynch, cineasta, pintor, músico e também fotógrafo, produziu este ano um ensaio utilizando uma Hasselblad H3D-11. Em exposição, 39 fotografias, muitas em preto e branco, com uma edição de apenas 6 cópias de cada foto para garantir a qualidade final da impressão. Lynch explora as fronteiras do meio fotográfico, em close-up e em movimento, de nus femininos com fendas e buracos negros sobrepostos. As imagens são abstratas e sua interpretação, segundo David Lynch, é individual: "É uma bela idéia de que cada espectador crie uma imagem, alguns vêem bem próximo das minhas próprias interpretações, mas às vezes estão à milhas de distância." Os filmes, bem como as fotografias de David Lynch frustram uma simples interpretação. Ele já expressou com espanto o fato das pessoas terem um ótimo senso de pesquisa de sua arte - "apesar da vida não ter sentido."
Vídeo da exposição aqui.
Foto: © David Lynch

5 comentários:

A Respigadeira disse...

"É uma bela ideia de que cada espectador crie uma imagem, alguns vêem bem próximo das minhas próprias interpretações, mas às vezes estão à milhas de distância." Mas não este o conceito de Arte: a possibilidade de existir diversas interpretações sobre o mesmo objecto criado/inspirado?

Adorei a composição. Não conhecia o trabalho de Lynch enquanto fotógrafo. Só conhecia o seu lado cineasta, que aprecio imenso.


Relativamente à mensagem que deixaste no meu blog, concordo plenamente contigo. Na minha opinião, não é necessário haver uma relação física, um rosto, uma voz para sentir a amizade.


Um beijinho do tamanho do universo.

Meg Rodrigues disse...

Oi Clara,

Eu também não conhecia.
Arte é isso mesmo, cada um interpreta conforme seus valores. Mas o trabalho de David Lynch é fantasioso, com certeza provoca viagens intergalácticas.
Obrigada pela amizade.

Beijos

Anônimo disse...

nao sou fan de lynch, de nenhuma de suas criaçoes, seja cine ou fotografica ! acho o cara fake pra caramba, nenhuma emoçao...parece psy tentando manipular um paciente...

no way

Anônimo disse...

clara ! dei uma olhada no seu blog ! bravo, lindas coisas !

:-)

Meg Rodrigues disse...

Não acho o trabalho dele fake. É bem original. Só não consigo entender bulufas, aí posso dizer que é chato.
Quanto às fotos, não vi muita coisa, publiquei como novidade na rede, pelo menos pra mim.