sábado, 24 de janeiro de 2009

Formas abstratas


"Pode ser que o que foi dito contra a réplica mecânica das coisas físicas e sobre a interpretação visual do significado através da forma abstrata organizada tenha parecido aplicar-se apenas à arte. (...) A exatidão mecânica de representação pareceria ser a única obviamente exigida. E, no entanto, isto não acontece. O registro pela fotografia, o método mais fiel de feitura de imagem, na realidade não substituiu o fazer humano e por boas razões. A fotografia é na verdade mais autêntica na reprodução de uma cena de rua, de um habitat natural, de uma textura, de uma expressão momentânea. O que importa nestas situações é a relação e a disposição acidental, a qualidade total, e o detalhe completo, ao invés da precisão formal. " Rudolf Arnheim (Arte e percepção visual, uma psicologia da visão criadora, Edusp, 1980).
Aaron Siskind (1903-1991), conhecido por sua profunda contribuição à fotografia expressionista abstrata, foi um mestre das relações de figura/fundo. As fotografias reproduzidas, Chicago 30 (1949) e Peru 222 (1983) desafiam o observador a escolher entre a figura e o fundo, já que a tensão entre o preto e o branco varia constantemente.
Fotos: © Aaron Siskind

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