segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Josef Sudek por Timm Rautert

O fotógrafo alemãoTimm Rautert visitou Praga na primavera de 1967, um jovem fascinado com o trabalho de um dos mais importantes fotógrafos do século XX, Josef Sudek. Rautert havia iniciado os estudos de fotografia, aluno de Otto Steinert na Folkwang School of Design, em Essen, quando teve a oportunidade de acompanhar Sudek enquanto fotografava os jardins da cidade. Ele conheceu de perto a revelação das fotos e conversou com Sudek em seu apartamento. Rautert descreve o fotógrafo como um homem tranquilo, que viveu de forma modesta e, por vezes alegremente mesmo passando o dia inteiro apenas com um pão e cebolas. O encontro e o testemunho de Timm Rautert estão reunidos no livro Josef Sudek, Praga 1967, ensaio com 42 fotografias em preto e branco, lançado em 2008 pela editora Steidl.
Foto: © Timm Rautert

2 comentários:

A Respigadeira disse...

"Rautert descreve o fotógrafo como um homem tranquilo, que viveu de forma modesta e, por vezes alegremente mesmo passando o dia inteiro apenas com um pão e cebolas."

Gosto imenso de ler os teus posts porque estão cheios de pormenores, até então desconhecidos.

Beijinhos

Meg Rodrigues disse...

Clara,

Obrigada.
Talvez o momento mais profundo sobre sua vida tenha a ver com o acidente de guerra, está em todas as biografias. Uma informação que deixo escapar, que na verdade desparece diante de sua obra.

Beijos