quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Esquire

"As capas de George Lois para Esquire, produzidas de 1962 a 1971, são ícones editoriais das artes gráficas e da história norte-americana. Muitas das colaborações que o fotógrafo Carl Fischer fez levavam uma média de três dias para serem produzidas e são consideradas as imagens publicitárias mais memoráveis já feitas por qualquer mídia. Utilizando a técnica de manipulação fotográfica, as capas de Lois e Fischer se igualam em adstringência e acuidade ao pioneiro fotomontador alemão John Heartfield. (...) A lata de sopa Campbell"s de Andy Warhol, por exemplo, não era o artigo principal da revista, mas foi uma das melhores capas que Lois fez. (...) O interesse de Henry Wolf (editor gráfico) em alta e baixa cultura manifestava-se em excitantes fotografias realizadas pelos mais promissores criadores de imagens dos Estados Unidos. (...) Durante o final da década de 1960, a Esquire acompanhou as revoluções sociais e políticas de sua época. Enquanto muitas das capas anunciaram reportagens sobre besteiras políticas e mudanças de costumes, suas sarcásticas paródias, Dubious Achievement Awards, suplementos universitários e outras atrações ganharam a confiança de uma geração de leitores da "Nova Esquerda". " Steven Heller (Linguagens do Design, Compreendendo o design gráfico, 2004, Editora Rosari, tradução Juliana Saad)

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