Henry Wessel cresceu na cidade de Nova Jersey, e em 1968 foi a Nova York para mostrar alguns de seus trabalhos ao diretor de fotografia do MoMA, John Szarkowski, cujo incentivo e conselhos foram determinantes para Wessel desenvolver um estilo próprio. Em 1971, recebeu bolsa da Fundação Guggenheim para documentar rodovias e a paisagem do oeste americano. Quando Wessel desembarcou em Los Angeles, em 1969, queria fotografar tudo à vista, principalmente os detalhes da arquitetura dos subúrbios, transformando em inspiração qualquer coisa a partir da estética do cotidiano. As fotos eram organizadas em torno de um elemento central, um sinal de trânsito, um gramado ou um tronco de árvore. Sua primeira exposição individual apresentou as fotografias que fez na Califórnia e Novo México. Em meados da década de 1970, passou a organizar os elementos no centro da imagem, como um retrato, mas sem abandonar a narrativa informal ou até mesmo irônica. Henry Wessel faz parte de uma geração de fotógrafos que questionou o diálogo crítico a respeito da definição de fotografia documental.
Fotos: © Henry Wessel Jr (São Francisco, Califórnia, 1973),
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