sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Raymond Depardon


Em 1960, quando ingressou na agência Dalmas, em Paris, Raymond Depardon, um rapaz tímido, filho de agricultores, era o oposto do repórter itinerante descobrindo o mundo. Depardon que aprendera a fotografar aos 12 anos, comparava as fotos feitas em sua fazenda com o trabalho em fotojornalismo, coisas bem diferentes, mas ainda um meio de contar histórias. Em 1966, foi co-fundador da agência Gamma, e em 1973 assume a direção da agência em função de uma crise interna. Paralelamente à sua carreira fotográfica, Depardon começou a dirigir filmes documentários: Une Partie de Campagne e San Clemente. Em 1979, produz o seu primeiro longa-metragem como fotógrafo da agência Magnum Photos, registros da guerra civil no Líbano e no Afeganistão, após a intervenção militar soviética. Raymond Depardon declarou que o mais importante no fotojornalismo é a narrativa da imagem. Fotografias são memórias pessoais ou estados de espírito, como o documentário sobre o hospital psiquiátrico San Clemente, em Veneza - uma tentativa de se comunicar com os pacientes, que muitas vezes ilustra a difícil relação entre o fotógrafo e fotografado. Em 2004, Depardon embarcou em uma grande missão, com o apoio do Ministério da Cultura do seu país: fotografar todo o território francês.
Fotos: © Raymond Dapardon

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi Meg,

Passei hoje por aqui e pude ler um pouco mais sobre recortes da história da fotografia.

Não era conhecedor da biografia do kubrick. Veja voce que ele era inteligente mas não ia bem na escola. Produziu poucos, mas brilhantes filmes. Destes eu lembro de laranja mecânica e spartacus.

Um beijo para voce do seu amigo

Luis

Anônimo disse...

Ah acabei de rever e relembrar "o iluminado", este filme foi dantesco.

Sempre via o filme acreditando no brilho do jack nicholson e do S.King, e agora pude entender que o brilhantismo também em grande parte esta mesmo na fotografia. Supimpa.

bj

Meg Rodrigues disse...

Oi, Luis

Você viu o making of de "O iluminado"? Kubrick faz malabarismos com a câmera, muito bom.

Desculpe-me, sempre que você aparece por aqui, fico aguardando o comentário da Vicky. Bate uma saudade das coisas mais bobas. Levávamos a sério dar boas risadas.
E as suas fotos?

Anônimo disse...

Verdade, era um ótimo astral. Excelente a companhia de voces. Imagine isso num barzinho.

Não vi mais os comentarios dela, uma pena.

Não vi o making off. Vi o filme a um bom tempo, e a poucos dias o thriller.

Por enquanto não pude mais fotografar. Quem sabe um dia.