segunda-feira, 6 de abril de 2009

Fotogenia eleitoral

"A fotografia eleitoral é, pois, antes de mais nada, reconhecimento de uma profundidade, de um irracional extensivo à política. O que é exposto, através da fotografia do candidato, não são seus projetos, são suas motivações, todas as circunstâncias familiares, mentais, e até eróticas, todo um estilo de vida de que ele é, simultaneamente, o produto, o exemplo, e a isca. É óbvio que aquilo que a maior parte dos nossos candidatos propõe através de sua efígie é uma posição social, o conforto especular das normas familiares, jurídicas, religiosas, a propriedade infusa de certos bens burgueses, tais como, por exemplo, a missa de domingo, a xenofobia, o bife com batatas fritas, e o cômico das situações de infidelidade conjugal, ou seja, aquilo a que se chama uma ideologia. Naturalmente, o uso da fotografia eleitoral supõe uma cumplicidade: a foto é espelho, ela oferece o familiar, o conhecido, propõe ao eleitor a sua própria efígie, clarificada, magnificada, imponentemente elevada à condição de tipo. É aliás, esta ampliação valorativa que define exatamente a fotogenia: ela exprime o eleitor, e simultaneamente, transforma-o num herói; ele é convidado a eleger-se a si próprio, incumbindo o mandato que vai dar de uma verdadeira transferência física: delega de algum modo a sua "raça"." Roland Barthes (Mitologias, tradução Rita Buongermino e Pedro de Souza, Difel, 1980).
Foto: © Claudia Ferreira (Campanha eleitoral, 1989)(http://www.memoriaemovimentossociais.com.br/)

3 comentários:

A Respigadeira disse...

Meg, para além das excelentes escolhas fotográficas, os teus textos são de uma riqueza bibliográfica exemplar. Muitos parabéns pelo teu trabalho que tens vindo a desenvolver.

Beijinhos da tua admiradora de Portugal

Anônimo disse...

Oi Meg,

Gostei muito do blog e do texto escolhido por você. Me senti orgulhosa de ilustrar com uma foto minha este texto do Roland Barthes que para mim é uma referência.
um abraço

Claudia Ferreira

Meg Rodrigues disse...

Oi Claudia,

Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho.

Um grande abraço