quarta-feira, 15 de abril de 2009

O "índio morto"

O autor e editor Steven Heller, chamado pela designer Paula Scher de "o cronista do design", apresenta em seu livro Linguagens do Design, conhecendo o design gráfico (Tradução de Juliana Saad, Edições Rosari, 2007) o artigo sobre o designer James Victore e seu primeiro poster polêmico, Celebrate Columbus. Criado em 1992, quando Victore suspeitava que toda a badalação em torno da comemoração dos quinhentos anos do "descobrimento" da América por Cristóvão Colombo, que estava sendo criticada pelos grupos indígenas norte-americanos e outros grupos ligados aos direitos humanos, merecia um contraponto. Usando o dinheiro destinado ao pagamento de seu aluguel, imprimiu 3 mil pôsteres que mostrava uma foto antiga de um guerreiro indígena sobre a qual foi feito um desenho, tipo grafite, de forma que o rosto ficasse parecido com uma caveira. Com a ajuda de alguns voluntários, colou, sem autorização, cerca de duzentas cópias pelos muros e placas da cidade de Nova York. Também enviou por correio, tubos contendo pôsteres para várias organizações indígenas. Não recebeu resposta alguma e percebeu que a polícia havia retirado o maior número de pôsteres que conseguiu, para que a celebração não fosse estragada. Todavia alguns continuaram intactos até o dia da comemoração do Columbus Day, e assim puderam exercer algum impacto. Victore presenciou algumas pessoas olhando e lendo os pôsteres, o grupo, embora pequeno, deixou o autor feliz. Victore não estava tentando jogar pedra alguma na janela alheia, somente queria mostrar que há sempre um outro lado da história.
Foto: autor desconhecido (guerreiro sioux) (http://www.jamesvictore.com/)

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