domingo, 10 de maio de 2009
Black America
No final dos anos 1960, John H. Johnson, editor das revistas Ebony, Jet, Negro Digest, e Tan, publicou um anúncio provocativo com uma fotografia usando o artifício da pintura facial. Seu objetivo era incentivar as grandes empresas anunciarem os seus produtos para o consumidor afro-americano. Of Black America, anúncio do programa da CBS, criado em 1968, por Lou Dorfsman, foi veiculado nos principais jornais, incluindo o New York Times e o Chicago Tribune. Os anúncios têm seu impacto na pintura do rosto, com a ambiguidade da máscara, se valendo da retórica visual ao invés de um contexto documental. Os anúncios invocam a cena teatral por inverter o "Blackface", popularizado pelo cantor e ator branco Al Jolson ao pintar o rosto de negro para interpretar canções tipicamente afro-americanas no primeiro filme sonoro The Jazz Singer (1927). O movimento de Direitos Civis e a publicação de artigos e fotografias, como formas de contestação e de representação da realidade social, levaram empresas como Pepsi-Cola, Proctor&Gamble, AT&T e IBM iniciar campanhas publicitárias que integravam o negro, diminuindo, em parte, seu isolamento cultural. Na década de 1990, com o título "So, What's the Difference?", a revista Colors publicou uma fotografia de dois dedos sangrando, um preto e outro branco, a mensagem de que não há diferença fundamental entre as raças foi evidente.
Fotos: © Bruce Davidson (Marcha Selma - Montgomery, 1965), © Ron Borowski (Design Lou Dorfsman, 1968) e © Irv Bahrt (Design Herb Lubalin, 1968)
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