domingo, 17 de maio de 2009

Os efeitos no fotojornalismo

Ficção: o proprietário de um jornal, sofrendo um forte declínio nas vendas, está tão consumido pelo desespero que pula do peitoril de seu escritório. Em queda livre, ele arrisca-se a olhar a janela do seu concorrente, alguns andares abaixo e, ao fazer isso grita para seu editor de fotografia: - Use as fotos com o efeito tilt-shift na primeira página! Esse exemplo é exagerado, mas uma coisa é certa, as mudanças no modo de transmitir informação vem se modificando ao longo dos anos em função do desenvolvimento tecnológico. Fotografias com base em efeitos e tratamentos de imagem indicam que essa transformação seria, entre outras coisas, uma estética com a pretensão de ser "arte" em vez de jornalismo fotográfico. Assim, o fotojornalismo parece ter evoluído na direção oposta, renunciando à referência a fim de elaborar uma visão contemporânea que não tem um equivalente externo. Segundo Susan Sontag (Sobre fotografia, 2004), "entre a defesa da fotografia como um meio superior de autoexpressão e o louvor da fotografia como um meio superior de pôr o eu a serviço da realidade, não há tanta diferença como pode parecer. Ambos supõem que a fotografia proporciona um sistema especial de revelação: que nos mostra a realidade como não a víamos antes."
Foto: © Brooks Kraft/Corbis for Time, 2009 (http://www.brookskraft.com/)

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