quinta-feira, 18 de junho de 2009

Irving Penn: Extremadura

Embora fosse fascinado pela cultura cigana, a vida nômade e seus costumes instigavam a imaginação do fotógrafo Irving Penn. A oportunidade de conhecê-los de perto aconteceu em 1965. A publicação de um ensaio, a convite da Condessa de Romanones, editora da Vogue em Espanha, com os ciganos acampados na província de Extremadura. Antes de viajar para a Espanha, Penn estudou o tema através do livro Zincale, gypsies of Spain, de George Barrow. O primeiro contato com os ciganos foi bem difícil, exigentes e desconfiados, Penn não ficou satisfeito com o resultado das fotografias. Na esperança de enriquecer os retratos, Penn havia alugado o celeiro de um fazendeiro vizinho, para criar uma atmosfera de estúdio. No dia previsto para as fotos, Penn notou que todos os animais domésticos desapareceram de vista, o fazendeiro tinha escondido as cabras, as galinhas e, até mesmo a vaca dentro de casa. O ensaio, então, foi transferido para o acampamento dos ciganos. Pela primeira vez, num estúdio improvisado a beira de um riacho, a chance de conhecer melhor um ao outro.
Foto: © Irving Penn (Worlds in a Small Room)

2 comentários:

Anônimo disse...

Já tinha elogiado o teu blog antes, continuo com um comentário: Alem de fã do trabalho do fotografo e mestre Irving Penn. A tremenda foto que publicaste, e a história do ensaio com os ciganos lembrou-me de uma contato com esse povo exótico e intrigante, que suscita uma documentação fotográfica.Era uma casamento de ciganos aqui em Pelotas- RS, que durava já três dias de festa em um C.T.G. Vieram convidados de todos o estado. O jornal nos enviou para uma cobertura do falado evento na cidade. Chegamos lá mal descemos do carro, nos apresentamos e começou uma cena constrangedora inesquecível. Grande parte dos convidados já descontrolados pelo vinho. Nos cobraram cerca de três mil reais para fotografar e entrevistar os noivos e convidados!!! Não havendo negociação, foi difícil até de sair de lá! Cercados pelos mais afoitos que exigiam uma indenização p invasão da "festa". Não rolou! Mas juro que um dia volto com planejamento e mais perspicácia a devassar essa cultura, passional e interessantíssima!!!!
Moizes Vasconcellos

Unknown disse...

Olá Meg,


Somos da Assessoria de imprensa da campanha fotográfica África em Nós, criada pela Secretaria da Cultura de São Paulo, com a curadoria do fotógrafo Walter Firmo.

Gostaríamos de enviar à você nossa matéria da campanha, caso seja interessante para seu blog, ressaltando que é um blog muito bem elaborado, parabéns pelo umpostalparaumamigo.


Ficamos agradecidos retornando este email para nós.


Desde já, nosso muito obrigado.


Assessoria África em Nós | http://www.africaemnos.com.br