quarta-feira, 1 de julho de 2009

Eisenstaedt: Grand Opéra de Paris


Em cerimônia reservada, sem o uso de flash ou qualquer ruído com sua câmera Ermanox, Alfred Eisenstaedt realizou seu primeiro trabalho, uma fotorreportagem do vencedor do Prêmio Nobel Thomas Mann em 1929. Uma missão deste tipo levou Eisenstaedt à França, em 1930, onde fotografou o corpo de baile do Grand Opéra de Paris. Pioneiro da fotografia da luz natural, com fotos publicadas no Berliner Illustrirte Zeitung, Harper's Bazaar, Vogue, Life e outros jornais e revistas de Berlim e Paris, registros da guerra entre a Itália e a Etiópia e retratos de muitas personalidades como, entre outras, Marlene Dietrich, George Bernard Shaw, Joseph Goebbels e Mussolini. Eisenstaedt revelou que essas primeiras fotografias de balé estavam entre seus temas favoritos, e o quanto gostava da experiência, na ocasião, de "saciar-se" de Rembrandt, inspirado pelos efeitos de luz e sombra. Para ver e compor com mais detalhes as silhuetas e o reflexo das bailarinas no espelho, Eisenstaedt usou uma Plaubel (câmera alemã de médio formato), apoiada num tripé.
Fotos: © Alfred Eisenstaedt (1898-1995)
(The eye of Eisenstaedt, Arthur Goldsmith, Thames and Hudson, 1969)

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