quinta-feira, 16 de julho de 2009

Pierre Verger: o olhador do mundo

"Consciente ou inconsciente, queria fazer as minhas fotos. Digo inconscientemente, porque tem grande parte do inconsciente quando se faz uma foto. Você faz uma foto e não sabe porque. Depois na ampliação descobre a coisa que você viu sem ter tempo de interpretar (...). O olhar do fotógrafo tem algo de paradoxal, que às vezes encontramos na vida (...) Diríamos que a fotografia separa a atenção da percepção, e libera apenas a primeira, todavia impossível sem a segunda; trata-se, coisa aberrante, de uma noese sem noema, um ato de pensamento sem pensamento, uma mirada sem alvo. No entanto, é esse movimento escandaloso que produz a mais rara qualidade de um ar (...). A fotorretrato é um campo cerrado de forças. Quatro imaginários aí se cruzam, aí se afrontam, aí se deformam. Diante da objetiva, sou ao mesmo tempo: aquele que eu me julgo, aquele que eu gostaria que me julgassem, aquele que o fotógrafo me julga e aquele de que ele se serve para exibir sua arte. Em outras palavras, ato curioso (...)." Pierre Fatumbi Verger
(O Olhar Viajante de Pierre Fatumbi Verger, © Fundação Pierre Verger, Odebrecht, 2002).
Fotos: © Pierre Verger (Brasil)

2 comentários:

Autorretrato disse...

Verger... Um dos grandes fotografos da humanidade... Não ´so pelo olhar... mas também pela sensibilidade

A Respigadeira disse...

"Consciente ou inconsciente, queria fazer as minhas fotos. Digo inconscientemente, porque tem grande parte do inconsciente quando se faz uma foto. Você faz uma foto e não sabe porque."

Estava com imensas saudades de absorver o teu saber!

Mil beijinhos