terça-feira, 25 de agosto de 2009

Heartfield: a fotografia como arma


Em 1929, a Exposição Internacional Film und Foto, em Stuttgart, Alemanha, coloca a fotografia experimental em primeiro plano de interesse. Nessa ocasião, John Heartfield lança o slogan "Use a Fotografia como Arma". O contraste inesperado e o humor irônico, atributos de suas fotomontagens, chocavam o espectador, que reconhecia nelas a visão anti-fascista que Heartfield tinha da realidade política. Entre 1929 e 1936 suas criações apareceram em centenas de capas do semanário Arbeiter-Illustrierte-Zeitung (Revista Ilustrada dos trabalhadores). Somente por meio da fotomontagem a revista AIZ podia transmitir mensagens de forte impacto. As colagens fotográficas de Heartfield são agrupadas de tal maneira, que é possível ver o passado e o futuro ao lado do presente.
Fotos: © Willi Ruge (cartaz Mostra de Filme e Foto, 1929) © John Heartfield (cartaz "A mão tem cinco dedos - com cinco você pode mandar seu inimigo para o olho da rua"), AIZ e Malik-Verlag, 1932.

2 comentários:

Nuno Sousa disse...

Interessante este post,sobretudo nesta era em que a edição digital das fotos tem levantando tantas controvérsias e discussões.

Fred disse...

Grande post! Nestes tempos em que ninguem tem saco de se posicionar a favor, ou coragem de ser contra, estas fotomontagens são um alívio. Maravilha!