As fotografias montadas a partir de vários negativos, eram relativamente comuns no século XIX e no início do século XX. Eram criadas inicialmente por fotógrafos com o propósito de dar à fotografia uma aparência de pintura e, mais tarde por fotógrafos anônimos, a serviço de editoras, de um modo geral, para impressão de cartões postais. Esta tradição foi abandonada por volta da Primeira Guerra Mundial. Paul Strand, na fase inicial da sua obra, e Alfred Stieglitz, na fase final da sua, estabeleceram a base de um conceito do meio de expressão, que via tal montagem fotográfica com um certo desprezo mal disfarçado. Na década de 1960, a obra do fotógrafo norte-americano Jerry Uelsmann teve um grande impacto. Uelsmann apresentou numa folha de papel fotográfico sem emendas meia dúzia de negativos, com tanta exatidão que o resultado parece um simples registo de um sonho. (John Szarkowski,Modos de olhar, MoMA).
Foto: © Jerry Uelsmann (Remembering Atget, 2000)
(http://www.uelsmann.net/)
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