quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Raghu Rai

Em 1947 os britânicos retiram-se do subcontinente indiano. Ocorre a sangrenta divisão da Índia, país predominantemente hindu, num Paquistão muçulmano. Raghu Rai nasceu em 1942, em Jhang, uma pequena cidade da Índia, após a independência, uma cidade do Paquistão. Rai começou a fotografar em 1965, e no ano seguinte trabalhou para o jornal The Statesman, em Nova Délhi. Em 1977, por indicação de Cartier-Bresson, associou-se a agência Magnum Photos, e foi membro do júri do World Press Photo (entre 1990 e 1997). Raghu Rai realizou grandes reportagens, como o desastre em Bhopal, em 1984 houve um vazamento de gás tóxico que causou a morte de 3.000 pessoas, e a série de fotografias de Dalai Lama, Indira Gandhi e Madre Teresa de Calcutá.


Em uma entrevista, Raghu Rai declarou: "Viajo por todo o país, sou um peregrino. Índia, para mim, é o mundo inteiro. Eu precisava ter dez vidas para fazer algo sobre o meu país, infelizmente, só tenho uma. Mas uma coisa é certa, estou mais próximo de tudo agora, e temos de estar cientes de cada centímetro de espaço que registramos". Nesta fotografia, feita no centro de Nova Délhi, para onde quer que se olhe há detalhes para descobrir.
Os hindus, há muito tempo, sabiam que a música transcorria permanentemente e que ouvir era como olhar por uma janela para uma paisagem que não deixava de existir quando a gente parava de olhar.
Fotos: © Raghu Rai / Magnum Photos (Woman cart pusher, Délhi, 1979 / Chawri Bazaar, Délhi, 1972)

4 comentários:

Anônimo disse...

Raghu Rai! O vi em ação uma vez em uma documetario do NatGeo. Um mestre da fotografia documental no seculo XX, a humildade em pessoa. Talvez por influência da cultura oriental da india apos o brutal colônialismo Ingles.
Moizes Vasconcellos

Meg Rodrigues disse...

Santa Pelotas, Batman! Tudo bem Moizes?
Li uma entrevista no Guardian, realmente, ele dá demonstrações de uma humildade, digna de um grande fotógrafo.
Você assistiu o documentário "Nascidos em bordéis"? Muito bom.

Vi sua galeria no Flickr: "Billa's Lotérica", muito legal (e boa pra cachorro).

Beijo

Anônimo disse...

Hô! Gracia pela dica! "Nascidos em Bordéis"? Vou lá ver!!!!!
bj
Moiza

Meg Rodrigues disse...

Todo animado... depois me conta se gostou, está bem.