domingo, 19 de dezembro de 2010

O retrato de Rubem Braga

"Olho-me ao espelho e percebo que estou envelhecendo rápida e definitivamente; com esses cabelos brancos parece que não vou morrer, apenas minha imagem vai-se apagando, vou ficando menos nítido, estou parecendo um desses clichês sempre feitos com fotografias antigas que os jornais publicam de um desaparecido que a família procura em vão.
Sim, eu sou um desaparecido cuja esmaecida, inútil foto se publica num canto de uma página interior de jornal, eu sou o irreconhecível, irrecuperável desaparecido que não aparecerá mais nunca, mas só tu sabes que em alguma distante esquina de uma não lembrada cidade estará de pé um homem perplexo, pensando em ti (...)."
Rubem Braga, O desaparecido, abril, 1959
(200 Crônicas escolhidas / Rubem Braga - Rio de Janeiro: Record, 1979, p. 295).
Foto: © Rubem Braga (1913-1990) (Ensaio auto-fotográfico em quarto de hotel, s/d). Arquivo da família Braga. Proibida a reprodução sem autorização.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que lindo texto Meg! Como fluem com facilidade e precisão as palavras. Admiro essa pessoas extremamente capazes em todos as áreas do conhecimento. E o retrato ficou,irretocavel!!!
Moizes Vasconcellos.

Anônimo disse...

Rubem Braga (o Urso) é simplesmente genial.
Moizes,
Um feliz Natal e tudo de bom pra ti, guri!

Beijos
Meg