quarta-feira, 8 de junho de 2011

Linha do tempo: 1970



Fatos que ocorreram em 1970: Criação do videocassete. Cessar fogo em Biafra. Osaka organiza Feira Mundial. Henri Cartier-Bresson abandona a fotografia para reatar com sua primeira paixão: o desenho. Início da Rodovia Transamazônica. França: morre Charles de Gaulle. No México, Brasil vence a Copa do Mundo, tornando-se tricampeão mundial de futebol. Chile, Salvador Allende é eleito presidente. África do sul é excluída do Comitê Olímpico Internacional por sua política racista do apartheid. Lançada a calculadora de bolso. Setembro Negro: depois do massacre de palestinos na Jordânia, ordenado pelo rei Hussein, a OLP transfere sua base para Beirute, no Líbano. Alexandre Soljenitsin recebe o Prêmio Nobel de Literatura. Acirrada repressão às esquerdas e aos atos contra a ditadura militar. Camboja: guerra civil. Assinatura do tratado de Varsóvia, no qual a Alemanha Ocidental reconhece a linha Oder-Neisse como fronteira da Polônia. Morte do presidente egípcio Nasser, Anuar Sadat o sucede. Do corpo à terra, manifestações organizadas por Frederico Morais. Sonda soviética Venera 7 desce no planeta Vênus. Morte de Jimi Hendrix e de Janis Joplin. E os Beatles, que até então uniam o mundo, se desuniram. Precisamente em 1970, John Lennon cunhou a frase que melhor traduziu o espírito daquele tempo: The dream is over.
(Arte e ousadia - O Brasil na coleção Sattamini, Aprazivel Edições 2008/2009 / Bienal 50 anos, 1951- 2001, Fundação Bienal de São Paulo, 2001).
Fotos: © Michael Ochs / Getty (Jimi Hendrix, Alemanha, 1970) e © Roberto Stuckert / Editora Abril (Presidente Médici e o ministro da guerra Figueiredo se preparam para sobrevoar a Amazônia, 1970)

Nenhum comentário: