quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Robert Frank (1924-2019)


Nascido em Zurique, Suíça, Robert Frank trabalhou como assistente de fotografia para Hermann Segesser e Michael Wolgensinger antes de se mudar para os Estados Unidos em 1947. Alexey Brodovitch o contratou para a equipe de fotógrafos da revista Harper's Bazaar, apresentando-lhe à Leica 35 mm. Participou de duas exposições, 51 American Photographers e The Family of Man. Em 1953, Frank documenta a vida cotidiana de Ben James, um minerador de 53 anos do País de Gales, que trabalhava nas minas de carvão desde os 14 anos de idade. Sua primeira exposição individual Robert Frank: Photographer, foi realizada em 1961, no Art Institute of Chicago. Frank ganhou a primeira bolsa Guggenheim para fotografia concedida a um estrangeiro e a usou para viajar pelos Estados Unidos entre 1955 e 1956, percorrendo mais de 30 estados em um carro usado. The Americans, seu livro baseado na viagem foi lançado inicialmente em Paris em 1958, e no ano seguinte nos Estados Unidos. Organizado de acordo com um critério visual, em vez de geográfico ou cronográfico, o livro mostra os Estados Unidos como Frank o via, e não como o país provavelmente gostaria de ser visto. Nas fotos de Frank as pessoas aparecem quase sempre com os olhares perdidos, ao mesmo tempo, transmitem dignidade. The Americans, o testemunho pessoal de Frank, é um marco na história da fotografia. 
Na década de 1950, passou a se dedicar ao cinema, consolidando sua reputação de diretor de vanguarda ao dirigir Pull My Daisy (1959), com roteiro do escritor da geração beat Jack Kerouac e protagonizado pelo poeta Allen Ginsberg. Em 1972, depois de escrever sua biografia The Lines of My Hand, Frank se inspirou a retornar à fotografia.



Esta foto tirada por Gerhard Steidl, editor, designer, curador e fundador da Steidl, uma das Editoras mais influentes de todo o mundo, mostra o momento em que Frank folheava o catálogo da exposição Robert Frank, Books and Films, 1947-2018, exibida no Museum der Moderne Salzburg, Áustria. Uma retrospectiva de sua carreira artística, com destaque para os filmes de Frank, que foram cuidadosamente restaurados e recentemente digitalizados.
Tanto a exposição como o catálogo foram planejados em estreita colaboração entre Frank e seu editor e curador, Gerhard Steidl. O catálogo da exposição, uma edição especial do jornal alemão Süddeutsche Zeitung, seguindo seu design e formato original, e impresso em papel jornal, traz entrevistas, artigos, cartas e depoimentos, juntamente com uma série de fotografias. O design gráfico do catálogo torna-se parte constitutiva da exposição, onde as fotos de Frank foram reproduzidas em uma impressora jato de tinta e impressas em papel jornal com até três metros de comprimento, pendurado diretamente na parede, sem moldura. Ele ficou feliz com este projeto. Nas palavras de Frank: "Barato, rápido e sujo, é assim que eu gosto!" 
Robert Frank foi um artista discreto e o fotógrafo mais triste e mais verdadeiro.
Foto © Robert Frank, Reno, Nevada,1955, Danziger Gallery / Foto © Gerhard Steidl, Robert Frank, Mabou, Canadá, setembro 2014, cortesia de Steidl Verlag: Robert Frank, Books and Films, 1947-2018. (Photo Box: bringing the great photographers into focus, org. Robert Koch, Thames & Hudson, 2009 / Juliet Hacking, Tudo sobre fotografia, tradução Fabiano Morais, Fernanda Abreu e Ivo Korytowski, Sextante, 2012)
  

Um comentário:

Nuno Sousa disse...

"Barato, rápido e sujo, é assim que eu gosto!" ... incrível