domingo, 12 de outubro de 2008

Cortázar, carta ao amigo Alécio

Em 1981, foi publicado o livro "Paris ou la vocation de l'image", com 127 fotografias de Alécio de Andrade (1938-2003) e ensaio de Julio Cortázar (1914-1984). Uma parceria, fruto da amizade entre o fotógrafo carioca e o escritor argentino. Em 1982, Cortázar escreve uma carta ao amigo em que se lê: "Caro Alécio, não estarei em Paris por ocasião de sua exposição no Espace, mas a imaginarei à minha maneira em algum lugar de Cuba ou da Nicarágua. Se durante o vernissage acontecer que o empurrem suavemente, pense que se trata de minha longínqua mensagem de amigo, e responda com um tapa nas costas, de modo que também eu receba o eco mental. (Aliás, é mais barato do que o telefone). Você não ficará muito surpreso com minha ausência, pois já faz alguns anos que só nos cruzamos por toda parte. Bem, toda cruz cria um ponto central de intersecção, e entre nós esses pontos se chamam cumplicidade e pertencimento à raça inamovível dos cronópios. Eles também se chamam Paris, cujas fotos fizeram a mais maravilhosa das acupunturas. Aí está, você vai ver que em breve nos cruzaremos de novo. Vamos tentar fazer melhor, encontrando-nos exatamente no ponto central, onde espero que haja um bistrô. Seu amigo, Julio."
© Alécio de Andrade, Instituto Moreira Salles, 2008
Foto: reprodução (© RotoVision, 1981)

4 comentários:

Anônimo disse...

OI Meg
Às vezes faço um comentário e não aparece...
Voce conheçe a Maison Europeenne de la Photogrphie? É claro que deve conhecer.
Quanto a mim estive lá este ano pela 1a vez. Amei. Ví 3 expos lindas.
Vou viajar para Paris hoje e na volta (dia 28), te conto.www.mep-fr.org
Bjs monica

Meg Rodrigues disse...

Oi Monica,

Lamento pelos comentários perdidos. De vez em quando ocorre uma parada técnica (Adm. Blogger), quer dizer, espero que seja apenas isso.

Sim, conheço o site da Maison, obrigada.
Viajar é muito bom!Por favor, anote todas as dicas de galerias.

Beijos e um grande abraço para o Pedro

A Respigadeira disse...

Meg,

este livro deve ser daqueles que é OBRIGATÓRIO!

Ja conhecia o trabalho, mas depois de me relembrares, deu-me uma vontade imensa de o adquirir.

Beijinho

Meg Rodrigues disse...

Oi Clara,

Dá vontade, sim. já o pesquisei na internet.

Você também fica com os olhos brilhando diante de um bom livro de fotografias? Eu chego a ficar zarolha quando vou às livrarias.

Obrigada pela visita

Beijos