terça-feira, 18 de novembro de 2008

O cartaz fotográfico

Criado inicialmente como arte, o cartaz, imerso em ambiente urbano e social, evoluiu como ciência de convencer, de argumentar, de seduzir. Sua origem teve como base a ilustração e o uso da fotografia em sua composição se impôs no momento em que vários meios de comunicação - a publicidade e a propaganda política atribuíram o diálogo entre imagem e texto. As figuras de retórica no cartaz fotográfico constituem discursos e estratégias persuasivas destinadas a captar a atenção do espectador e modificar suas emoções prévias. A retórica, considerada a arte da persuasão, tem no campo visual um de seus lugares de implantação e, seu mecanismo de percepção determina sua forma e leitura imediata. "O cartaz combina os gêneros, a arte visual escrita e a arte tipográfica: é o lugar onde se fundem os dois, onde a tipografia se torna imagem letrista, onde as letras abandonam sua rigidez categorial, onde os elementos da imagem adquirem valor simbólico e, portanto, linguístico."
(Abraham Moles).
Cartazes: Für das Alter - Foto: © Werner Bischof - Designer: ©.Carlo Vivarelli, 1949
50 ans Cinémathèque Suisse, Lausanne - Foto: © Eugene Robert Richee (Marlene Dietrich) - Designer: © Werner Jeker, 1998

3 comentários:

A Respigadeira disse...

Marlene Dietrich!!! Acho-a simplesmente divinal. É mesmo aquela star inacessível, fria, fora do alcance dos simples mortais... mas ao mesmo tempo, o seu olhar mostra uma garra fora do comum!

Beiijnhos

Meg Rodrigues disse...

O designer escolheu muito bem a imagem para o cartaz comemorativo.
Esta fotografia foi feita em 1930, durante a filmagem de Marocco.

Obrigada, Clara
Beijos

Meg Rodrigues disse...

O nome correto do filme: Morocco.