terça-feira, 2 de junho de 2009

Milton Guran


Milton Guran é fotógrafo e Doutor em antropologia pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (França). Foi professor da Universidade de Brasília e da Gama Filho antes de ingressar na Universidade Cândido Mendes, em 2001, para a qual coordenou os cursos de graduação em Ciências Sociais e Produção Cultural, além de criar o curso de pós-graduação: Fotografia como instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais. Em 2003, foi o idealizador e coordenador geral do FotoRio - Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro. Autor dos livros, Encontro na Bahia (1979), Linguagem Fotográfica e Informação (1992) e Agudás: os brasileiros do Benin (1999). Pesquisador do Centro de Estudos Afro-asiáticos e membro associado do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. Milton Guran é um observador participante; com uma certa distância para desenvolver uma reflexão objetiva sobre os indivíduos ou grupos sociais, e de proximidade com seus sentimentos no exercício do olhar: "fotografar para descobrir, fotografar para aprender, fotografar para contar."
Fotos: © Milton Guran (Coleção Pirelli / Masp de Fotografia: Yanomâni - Tootosi, Amazonas, 1991 e Matis, Amazonas, 1988)

Um comentário:

nelson disse...

foi muito lindo observar o observador participando da construção dessa ferramenta poderosa, um ecomuseu. tuas lições e estímulos foram sutis e eficazes e o povo negro se reapropriou do patrimônio expropriado. a celebração no meio da guerra...do alto do morro sta martanelson,todos em paz pretos e nem tanto mas tantos que nos olhos do Guran vi Agudás.Valeu Milton. nelson crisóstomo tv zumbi