quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Agências de fotografia

Uma das primeiras agências de fotografia nos Estados Unidos foi criada por George Grantham Bain (1865-1944). Bain tinha o hábito de enviar seus artigos para publicação em revistas, sempre acompanhado de suas fotos. Logo percebeu que os editores quase sempre ficavam com as fotografias, mas prescindiam dos seus artigos. Enviar fotos para imprensa era ainda um serviço desconhecido. Pressentindo novas oportunidades, Bain funda em 1898 várias agências, entre elas a Montauk Photo Concern, contratando fotógrafos profissionais como Frances Benjamin Johnston (1864-1952), fotojornalista norte-americana. Em 1900, no Terceiro Congresso Internacional de Fotografia, em Paris, Johnston era a única mulher representante, participando desse evento ao lado do fotógrafo Alfred Stieglitz.
Os agentes firmavam contratos com desconto de 50%, às vezes mais, sobre o valor de venda das fotografias, sob pretexto de dividir o lucro com uma agência estrangeira. O fotógrafo, que arcava com todos os riscos materiais, não dispunha de meios para controlar a venda de suas fotos. Esse foi justamente um dos motivos que levou Robert Capa a fundar em 1947, com outros fotógrafos, a agência Magnum. Fotografar não significava apenas uma forma de ganhar dinheiro. Capa, Cartier-Bresson, David Seymour e George Rodger queriam liberdade para expressar, através da imagem, os seus próprios sentimentos e ideias sobre os problemas de sua época. (Gisèle Freund, Photographie et société, éditions du Seuil, 1974).

Foto: © Frances Benjamin Johnston
(Acervo Library of Congress, câmera Kodak, 1890-1910)

Um comentário:

Gaspar de Jesus disse...

MUITOS PARABÉNS MEG
POR ESTE SOBERBO BLOGUE FOTOGRÁFICO.
ESTOU SEM PALAVRAS!
VOLTAREI AQUI SEMPRE QUE POSSA.
BJS
G.J.