segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Acervo do New York Daily News


Fotografias de crimes e de criminosos feitas a partir da década de 1920, a época de ouro do formato tablóide americano, que lembram cenas clássicas de um filme noir, foram publicadas pela primeira vez no livro “New York Noir”, de William J. Hannigan, em 1999. Selecionadas por Hannigan nos arquivos do jornal New York Daily News, cerca de 150 imagens, visualmente sofisticadas, são testemunhos da cultura urbana e da história da fotografia através do noticiário chocante e escandaloso. O Daily News foi lançado em Nova York em 1919, numa época opressiva, política e socialmente; nas fotos os diversos avanços tecnológicos. No mesmo ano em que o Daily News ganhou uma circulação ainda maior devido à quantidade de páginas dedicadas ao crime, em 1925, Paul Vierköter inventou o flash de lâmpada, substituindo o de magnésio. Trabalhando com equipamentos pesados e com restrição de acesso a locais dos crimes, os fotógrafos eram forçados a fotografar à distância, desenvolvendo um estilo próprio (a luz adicional era usada para iluminar a cena, não para efeito artístico). Algumas fotos de criminosos posando para os fotógrafos tornaram-se ícones do fotojornalismo.

Em seu apogeu sensacionalista, os tablóides faziam de tudo para conseguir um furo de fotorreportagem. Em 1928, sem poder contar com os fotógrafos do jornal, porque os seus rostos eram conhecidos da polícia, os editores do Daily News contrataram um fotógrafo de fora, Tom Howard, do Chicago Tribune. Howard escondeu uma mini câmera, presa ao tornozelo, para fazer a foto da execução de Ruth Snyder, condenada a cadeira elétrica.
Em New York Noir, a introdução por Luc Sante, autor de Evidence, livro com as fotografias de peritos do Departamento de Polícia de Nova York, no período de 1914 a 1918.

Fotos: © New York Daily News

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal essas imagens que nos remetem a memória a nos atravez do cinema em filme de gangsters...
Moizes Vasconcellos.

Meg Rodrigues disse...

Moizes,

Parabéns pela fotografia "futebol fora do gramado".

Um grande abraço

Anônimo disse...

Caríssima Meg,
foi no seu blog q fiquei sabendo q o Edgar Moura tbm fez storyboards e adorei a foto dos gangsters; vou viistar seu excelente blog mais vezes; abçs do Ofeliano

olhodopombo disse...

Ha mesmo quem tenha atração por
essa parte da historia do mundo.
fotos preto e branco diz tudo....