domingo, 21 de fevereiro de 2010

Frederick Sommer e Faurest Davis


Fotógrafos contemporâneos, Frederick Sommer (1905-1999) e Faurest Davis (1906-1991), se conheceram em Tucson, Arizona, em 1931. A amizade entre os dois combinava com o interesse em fotografia e especulações filosóficas.
Davis incentivou o amigo a usar lentes no formato 10 x 8" para obter uma maior definição em suas composições. Sommer, por sua vez, exerceu grande influência sobre Davis, como fonte de inspiração e de expressão criativa. Sommer estudou arte e filosofia na escola Beneditinos, no Brasil, com conhecimento em planejamento urbanístico da paisagem do Rio de Janeiro e formação em arquitetura paisagística pela Universidade de Cornell, em Ithaca, Nova York. Davis trabalhou no departamento de astronomia e no observatório da Universidade do Arizona, desenvolvendo estudos científicos sobre ciclos climáticos.
Em viagens por todo Sudoeste do Arizona, fotografando - quase lado a lado, com equipamentos semelhantes, o imaginário de Sommer e a natureza pragmática de Davis: dois homens, duas visões.
Fotos: © Faurest Davis e Frederick Sommer (Saguaros, Tucson, 1945)

Nenhum comentário: