domingo, 21 de março de 2010

Luiz Maximiano


"Ali se vê o melhor e o pior da condição humana". Reportagem de Luiz Maximiano sobre La Chureca, o maior depósito de lixo na América Central, o aterro municipal de Manágua, Nicarágua. Cerca de 1500 pessoas trabalham no local: "Nunca vou me esquecer da família de Julio Cesar, que aparece em várias das fotos. Ele tem a mesma idade que eu, 31, e nasceu e viveu ali toda a sua vida trabalhando com o lixo. Ele me convidou a entrar em sua casa e passei uma tarde com ele. Mesmo todo sujo, mesmo sua casa sendo um barraco todo caindo, seu lar e sua família transbordava de dignidade. Ali não havia vergonha pela sujeira ou pela falta de bens, mas havia orgulho por conseguir criar três filhos e se manter unidos em meio a tanta miséria. É uma experiência que toda pessoa deveria passar. Te faz repensar 90% das coisas com que a gente se ocupa e que no fim do dia não são nada". Em 2007, Maximiano recebeu o prêmio Canon aos melhores do Fotojornalismo com menos de 30 anos de idade; e indicado ao World Press Photo Masterclass e PDN's 30. "O fotojornalismo tem o poder de te parar e te fazer refletir numa imagem que representa a vida da forma mais clara e espontânea possível. Não há pose, não há nada inventado. É a própria limitação da fotografia que a faz tão contundente pois ela está ali... parada, estática... você olha e ela vai falando com você. No outro dia você olha de novo e tem outra reação. Ela congela em 1/125 de segundo a realidade e transforma aquilo numa janela onde convergem metáforas, fatos, emoções e opiniões. Acho isso fantástico. É talvez a única via onde arte e jornalismo se encontram". Nas imagens de Luiz Maximiano vemos, sobretudo, suas escolhas no momento em que fotografou em La Chureca, cujo resultado, permite descobrir beleza e significado onde menos esperamos encontrá-los.

Esta e outras fotos de Maximiano foram reproduzidas num mural, pintado por artistas voluntários da ONG Love, Light and Melody. Um gesto simples e ao mesmo tempo importante para a comunidade: "traz um tipo de validação para o que fazem". "Todas as pessoas que fotografei eu pedi permissão. Não fotografei ninguém que me disse não. Uma foto nunca é tirada. Uma foto que significa algo pra mim é sempre dada e as pessoas foram muito graciosas comigo". Recentemente, este trabalho foi selecionado dentre mais de 1000 participantes para ser exibido no Festival for Young Photojournalism em Hannover. Fotos: © Luiz Maximiano (La Chureca, Manágua, 2008) (http://www.luizmaximiano.com/). Fotografias gentilmente cedidas. Todos os direitos reservados a Luiz Maximiano.

Nenhum comentário: