sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Anton Corbijn: U2

Em 1979, Anton Corbijn (Holanda, 1955) mudou-se para Londres impulsionado por sua paixão pela música, onde trabalhou para o New Musical Express, e no início da década de 1980 começou a trabalhar para as revistas Vogue, Rolling Stones, Spin e Details. Em 1986, o grupo U2 já havia lançado quatro discos, e eles se preparavam para entrar no mercado americano, mas precisavam de uma imagem marcante para a capa do novo disco "The Joshua Tree", uma referência ao cacto gigante que cresce no Death Valley, na Califórnia, e fora batizado de "Joshua" pelos primeiros mórmons a chegarem à América. Para a fotografia de capa, Corbijn usou uma câmera panorâmica, de modo a incluir o máximo da paisagem: os músicos irlandeses e uma enorme extensão de território desconhecido. O que parece lugar-comum hoje em dia foi revolucionário naquela época, e sem dúvida a fotografia mais especial para Corbijn. Nos vinte anos seguintes, Anton Corbijn continuou a trabalhar com a banda, e em 2005 ele publicou o livro "U2 and I", que narra a história de uma colaboração duradoura e bem sucedida, e também a evolução do estilo de um fotógrafo que criou uma nova linguagem visual para o rock.
Foto: © Anton Corbijn (U2, Death Valley, USA, 1986)
Link: www.corbijn.co.uk/

3 comentários:

Fred disse...

Um super fotografo+uma grande banda=Um disco inesquecível!

Meg Rodrigues disse...

Vale a pena conferir os autorretratos.

Fred, parabéns pelo acervo. Adorei as fotografias de "placas de sinalização". Barro, céu azul e sua aguçada sensibilidade, uma combinação perfeita.

Uma dica: "Ideogramas", exposição de Edu Simões, em Recife (14/09), na Galeria Plural, e curadoria da Simonetta Persichetti (de quem sou fã!).

Beijos

Meg Rodrigues disse...

Fred,

João Roberto Ripper, especial -"Imagens humanas" / Imã Foto Galeria (dividido em cinco partes). Muito bom!

http://www.youtube.com/watch?v=Qs0JR3zYpjI&feature=related