domingo, 3 de outubro de 2010
Andy Warhol: Thirteen most wanted men
Para a Exposição Universal de 1964, em Nova York, Andy Warhol (1928-1987) criou um grande painel, colocado na fachada do pavilhão, usando fotografias de treze criminosos com mandados de prisão. Essa transformação da fotografia em informação pictórica causou indignação. Além disso, a maior parte dos homens procurados era de origem italiana e, muitos deles tinham deixado de ser foragidos da justiça. Warhol acabou por revestir os retratos com tinta prateada, depois de ter sugerido que, em vez dos criminosos, se fizesse o retrato do diretor da exposição, o que foi rejeitado. Sobre o uso do elemento fotográfico na arte pop, que coloca em discussão os conceitos tradicionais da arte, a historiadora Annateresa Fabris destaca a observação de Roland Barthes: "A arte pop despersonaliza, mas não leva ao anonimato: nada mais identificável do que Marilyn, a cadeira elétrica, um pneu ou um vestido, vistos pela arte pop; são apenas isso: imediatamente e exaustivamente identificáveis mostram por isso mesmo que a identidade não é a pessoa: o mundo futuro corre o risco de ser um mundo de identidades (pela generalização mecânica dos fichários de polícia), mas não de pessoas". Logo no início de 1970, Warhol retoma o tema dos Thirteen most wanted men.
Serigrafia sobre tela: © Andy Warhol (Homem procurado pela polícia - Nº. 10, Louis M., de frente e de perfil, 1963, Mönchengladbach, Museum Abteiberg)
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