domingo, 30 de janeiro de 2011

Daido Moriyama

A exposição internacional "Film und Foto", movimento de vanguarda alemão, organizada em 1929 em Stuttgart e vista em 1931 em Tóquio e Osaka, abriu novas perspectivas não só na fotografia, mas também na arte, arquitetura e design. Os debates sobre fotografia são também assunto no Japão e aparecem nas críticas a partir da publicação da revista Koga. Através de estudos teóricos e traduções, muitos fotógrafos refletiram sobre o seu significado essencial (no Japão fotografia se diz shahin, que quer dizer reflexo da realidade), entre eles, Takuma Nakahira com seu estudo aprofundado das relações entre imagem e linguagem. Para Nakahira, na experiência estão inseparavelmente os objetos fotografados e o mundo ao seu redor, como representações da memória ou recordações. Daido Moriyama, amigo de Nakahira, começou sua carreira na década de 1960, trabalhando como assistente do fotógrafo Eikoh Hosoe. Yokosuka foi seu primeiro trabalho produzido sistematicamente nas ruas de Tóquio, que sob seu ponto de vista, não existem lugares especiais, todas as cenas são de igual importância.

Com fotografias produzidas em Tóquio, Nova York, Xangai, Bangkok, Buenos Aires, Sydney e Colônia, o título do livro e exposição – Kyoku - que pode ser traduzido como "zona de perigo", Moriyama explorou ambientes de tensão sexual, uma mistura de perigo e fascínio. Em 1972, Daido Moriyama iniciou a publicação da revista Kiroku, reunindo uma seleção arbitrária de suas fotos favoritas: "O ambiente externo é o meu território, as pessoas, as vitrines, os signos – em um conjunto perfeito e harmonioso se forma um redemoinho e inunda as ruas".
Fotos: © Daido Moriyama (reproduções: Shinjuku, Nazraeli Press, 2002 / Kiroku, Akio Nagasawa Publishing / Record, Nº 12 / da série Kyoku, 2007, Galerie Priska Pasquer)
Links: (http://www.moriyamadaido.com/english / Memories of a dog)

2 comentários:

José Manuel Teixeira da Silva disse...

Um (bom) pretexto para dizer como gosto de atravessar este intenso lugar de imagens e palavras.

José Manuel T. S.
http://subito-jmts.blogspot.com/

Meg Rodrigues disse...

Olá, Poeta José Manuel

Obrigada!!!