domingo, 13 de março de 2011

Irving Penn: Tutu


Irving Penn (1917-2009) e Miles Davis (1926-1991) conheceram-se em 1986, quando o fotógrafo foi contratado para produzir as capas do álbum mais popular de Davis, “Tutu”, o título em homenagem a Desmond Tutu (Prêmio Nobel da Paz, 1984). Irving Penn, durante toda a vida fiel à fotografia em estúdio, recebeu Davis acompanhado de um cabeleireiro. Pretensioso, irascível, mal-educado, incluindo a maneira como ele se apresentava no palco, tocando de costas para o público. Segundo o crítico Aramis Millarch, todos os pecados cessavam quando Davis mostrava sua genialidade de instrumentista e compositor. Considerado por muitos um artista a ser admirado à distância, naquele momento, sob orientação de Irving Penn, Davis concentrou-se em cada detalhe, e as fotos desse disco constituem um tributo a sua carreira. Irving Penn colaborou para a revista Vogue desde 1943, e em um artigo publicado em novembro de 2004, conta o que aconteceu durante o trabalho: de início, Miles Davis manteve atitude de indiferença. No final da sessão, um beijo na boca. Vogue: The stranger behind the camera. Fotos: © Irving Penn (Miles Davis, Tutu, 1986, Warner Bros Records / Designer: Eiko Ishioka / Arte: Susan Welt ) Reproduções gentilmente cedidas por Colin Buttimer / Hard Format (http://www.hardformat.org) 

4 comentários:

Carmen Troncoso Baeza disse...

Miles Davis tremendo musico y compositor, su forma de tocar jazz, llega al fondo del alma, que buen articulo Meg, felicitaciones,

Valéry Lorenzo disse...

Thank you very much for the link "hardformat"
I wanted to post something about this album, but as you did it (so well) I won't need to...
It's always a pleasure to read you !

Meg Rodrigues disse...

Obrigada, Carmen. Miles é um gênio, e "uma das características do gênio é fundamentar de uma maneira ou de outra suas próprias excentricidades".
Un abrazo

Meg Rodrigues disse...

Please Lorenzo, make a post about this album. Colin's Site:
www.eleventhvolume.com