terça-feira, 24 de maio de 2011

Oliviero Toscani


Fotógrafo de moda de importantes revistas como Elle, Vogue, Happer’s Bazaar e colaborador do The Factory, estúdio de arte de Andy Warhol, em Nova York, Oliviero Toscani estudou fotografia e design gráfico na Hochschule für Gestaltung de Zurique. Passou a atuar na área de publicidade, criando a identidade da United Colors of Benetton (de 1982 a 2000), transformando-a em uma das marcas mais conhecidas do mundo. Toscani é um profissional elogiado e criticado ao mesmo tempo. Quando criou campanhas publicitárias da Benetton, ele colocou o dedo no ponto nevrálgico do nosso tempo, subvertendo valores, produzindo reações tanto positivas quanto negativas. O objetivo de toda a publicidade é a venda de um determinado produto, mas Toscani defende que é também um poderoso meio de comunicação de massa na sociedade. Ao mostrar os rostos de 28 homens no corredor da morte nos Estados Unidos, Toscani provocou uma onda de protestos e a ruptura definitiva de seu contrato com a empresa Benetton.
Foto: © Oliviero Toscani (Andy Warhol, 1975, coleção WestLicht)

Um comentário:

Meg Rodrigues disse...

Correção: Harper's Bazaar