terça-feira, 24 de julho de 2012

Alfred Eisenstaedt: Oklahoma


Uma seleção de fotografias de Alfred Eisenstaedt (1898 -1995) foi divulgada pela Life / Time como raros registros, expressão que em alguns casos parece claro que há uma mensagem secundária, sintoma característico da publicidade, das qualidades do novo (clichê em muitos sites e blogs), e que considero um exagero a respeito de fotos já reproduzidas em livro. 
Em The Eye of Eisenstaedt (por Thames and Hudson, Londres, 1969), o fotógrafo descreve com uma irresistível simplicidade o seu processo de trabalho: "Quando vou sair para cobrir uma matéria, vez ou outra me perguntam se eu tenho algo em mente. Na verdade, se o briefing não for bem específico, normalmente, eu não tenho nada em mente. Primeiramente, é preciso ver as coisas, não sei de antemão o que vou encontrar." 
Em 1942, em Oklahoma, com sua Leica Eisenstaedt percorreu os campos de produção agrícola para documentar o processo de decadência das fazendas. Ele encontrou um carro abandonado, gostou, e fez a foto. Segundo Eisenstaedt, o olho deve estar preparado para descobrir detalhes relevantes que ajudam a contar a história: "Em campo, um fotojornalista deve tomar decisões importantes na hora do registro fotográfico. E isso, às vezes, para um editor em seu escritório é algo difícil de entender."  
Alfred Eisenstaedt trabalhou em mais de 2500 reportagens para a revista Life. 
Foto: © Alfred Eisenstaedt (Oklahoma, 1942)

2 comentários:

Luis Eme disse...

olá Meg.

bonita imagem.

Meg Rodrigues disse...

Oi, Luis

Sem dúvida, um fotógrafo incrível (é sempre lembrado pela imagem "o beijo", Time Square).

Um abraço!